UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Rafael Lima de Andrade

Data e local de nascimento:
25/06/1988, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
85 kg / 1,72m

Residência:
São Paulo (SP)

Categoria:
Até 85 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sétimo lugar

Rafael Andrade

O paulista Rafael Andrade ficou na sétima colocação no levantamento de peso na categoria até 85 kg. Rafael, o mais jovem atleta da seleção masculina, ergueu 140 kg no arranque e 175 kg no arremesso, totalizando 315 kg. Com este resultado, o atleta ficou longe do pódio, mas bateu três recordes brasileiros no juvenil (ele tem 18 anos).

O levantamento de peso era praticado por Rafael Lima de Andrade apenas como forma de auxiliá-lo no atletismo, esporte que levava a sério. “Era velocista, corria os 100 m”, comenta.

O tempo foi passando, a preparação acontecendo e Andrade acabou gostando mais de levantar peso do que de correr. Aos 15 anos mudou de modalidade e começou a treinar seriamente.

“Fiz um teste no Pinheiros e passei”, explica. “Vi um papel na portaria que estavam abertas as inscrições para participar da equipe, não resisti e abandonei tudo para ir para o levantamento.”

No começo recebeu a desaprovação do pai, que achava o filho muito novo para fazer um esporte tão “pesado”. “Vinha treinar escondido. Falei para o técnica que estava começando a ficar difícil, meu pai estava preocupado”.

O técnico Edmilson Dantas se ofereceu para conversar com o pai do garoto. “Meu pai ligou aqui. Conversou com Dantas e com os médicos. Aprovou e estou até hoje”, comenta o atleta, que concilia os treinos com as faculdades de Educação Física.

Rafael conta que percebeu que o esporte que era amador começou a ficar sério quando participou de seu primeiro torneio internacional. “Foi um Sub-17 da modalidade, em Lima, no Peru”, explica o atleta que conquistou a terceira posição no campeonato. “Meu pai ficou muito feliz e foi incentivo total, dele e da minha mãe”, comemora.

A vaga no Pan foi conquistada no dia 16 de junho durante a seletiva. “Fiquei em primeiro lugar”, comemora. No Pan seu maior objetivo era fazer um bom papel, melhorar marcas e recordes. "Medalha é difícil, mas vou usar o evento com experiência para outras competições. Sou novo e quero me preparar para o próximo Pan”, explicou o atletas antes do Pan.