UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Liliane Menezes

Data e local de nascimento:
17/08/85 no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
63 kg / 1,60 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Até 63 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar

Liliane Menezes

Liliane ficou com a quarta colocação dos Jogos Pan-Americanos na sua categoria. Apesar de não ter obtido medalha, ela conseguiu superar os recordes brasileiros do arranque e do arremesso, ao levantar 90 e 107 kg, respectivamente.

Questionada sobre o que o levantamento de peso poderia fazer pelo Brasil no Pan, a brasileira não teve dúvidas em responder. “Ah... vai mostrar que o nosso país tem representantes mulheres super fortes e lindas!”, diverte-se Liliane. “E espero que seja um campeonato lindo! Rico em recorde no número de medalhas para o Brasil, é claro", comentava a atleta antes do Pan.

Ela praticava atletismo. Participou de uma apresentação de levantamento de peso em Copacabana e acabou gostando. No início era só para aumentar a força. “Os resultados foram saindo e decidi ficar no esporte”, conta a atleta, que na época tinha 18 anos.

“Uma das maiores dificuldades do começo da minha carreira de levantadora é que até agora ainda existe e o preconceito das pessoas, principalmente dos dirigentes da minha confederação”, desabafa Liliane, que sempre teve o apoio da família para praticar o esporte.

Entre sua principais conquistas, o 2º Lugar no Campeonato Pan-Americano Juvenil, Porto Rico 2005, 3º Lugar, Chile 2004, 6 º Lugar Campeonato Pan-Americano Adulto, Guatemala 2006. “Sou também tricampeã brasileira, e tive o prazer de ser a pioneira nacional a levantar mais de 100 kg em competições internacionais”, comemora a carioca.