UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fernando Reis Saraiva

Data e local de nascimento:
10/03/1980, Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
96 kg / 1,84 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Até 94 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Décimo lugar

Fernando Saraiva

O jovem atleta Fernando Saraiva ficou na última colocação nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007. Ele ergueu 140 kg no arranque, 164 no arremesso e 340 kg no total.

No ano de 2000 seu técnico Edmilson Dantas participou do Campeonato Mundial Master, e se sagrou campeão. “Ele presenciou uma apresentação de duas crianças, uma de oito e outra de nove anos. Começou a pesquisar a respeito de crianças praticarem o levantamento de peso”, explica Saraiva.

Dantas observou que em países desenvolvidos e com tradição no esporte as pessoas iniciavam ainda crianças. Foi então que convidou Saraiva para praticar a modalidade. Antes de ser chamado para treinar, praticou futebol, boxe e alguns outros esporte, mas não teve bom desempenho em nenhum.

“No levantamento todos me apoiaram. Vi que não era mais um hobby quando participei de minha primeira competição”, explica Saraiva, que estreou nas torneios internacionais em 2005. “Foi um ano muito importante para minha carreira”. Na mesma temporada foi campeão pan-americano sub-15, e em 2006, vice-campeão pan-americano sub-20, estabelecendo nove recordes pan-americanos da modalidade. Ainda foi eleito o melhor atleta das Américas sub-17, e também conquistou o prêmio Brasil Olímpico.

Sobre a vida de atleta, Saraiva comenta: “A vida de um atleta e cheia de barreiras, treinamento árduo, dedicação, empenho, interesse, disciplina boa, para que possamos dar 100% fisicamente e psicologicamente no próximo treino”. Sobre sua participação no Pan, ele considera esta oportunidade muito gratificante. “É o resultado de um trabalho duro realizado por nós”, conclui Saraiva.