UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
EFE

Nome completo:
Alexandre Hoffmann

Data e local de nascimento:
22/07/1983, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
62 kg / 1,67m

Residência:
São Paulo (SP)

Categoria:
Até 62 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar

Alexandre Hoffmann

O brasileiro Alexandre Hoffman terminou sua participação no Pan-Americano do Rio de Janeiro de forma melancólica. Em uma prova com apenas quatro atletas, ele terminou em quarto lugar na categoria até 62 kg. "Não fiquei decepcionado, mas achava que podia conseguir muito mais.", reclamou o brasileiro.

Foi através de um amigo que treinava levantamento de peso no Clube Pinheiros, em São Paulo, que ele conheceu o esporte. E sempre convidava Alexandre Hoffmann para conhecer o levantamento. Mas achava muito longe, já que morava em Osasco.

"Do nada fiquei com vontade de conhecer o esporte. Avisei meu amigo. Ele pegou meus dados e me inscreveu no teste. Passei", comenta o atleta. "Meu amigo me incentivou muito. Mostrava várias fitas e fotos sobre o levantamento. Acho que aí que me interessei", explica Hoffmann.

Antes, Hoffmann não gostava de nenhum esporte. Até chegou a fazer futebol, mas não interessou. "Até hoje não gosto de futebol. Depois que comecei a freqüentar o clube, passei a gostar de handebol e outros que não passam na TV aberta", diz. "Mas o levantamento foi diferente. Eu gostei".

Através dos resultados que obteve começou a ver que o hobby estava ficando profissional. Passou a receber auxilio financeiro do COB e começou a evoluir. "No meu primeiro campeonato, a Copa São Paulo, fiquei em segundo lugar. No Brasileiro Interclubes bati sete recordes. Foi um incentivo", conta.

Quando começou, a família o incentivava, mas tinha receio. "Eles achavam que eu poderia ter um problema na coluna, sofrer alguma lesão, mas hoje é apoio total", comemora Hoffmann.