UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Folha Imagem

Nome completo:
Tiago Henrique de Oliveira Camilo

Data e local de nascimento:
25/05/1982, Tupã (São Paulo)

Peso/Altura:
84 kg/ 1,80 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Categoria:
Médio, até 90 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de ouro na categoria até 90 kg

Tiago Camilo

Medalhista olímpico em Sydney-2000 e uma das principais estrelas do judô brasileiro, Tiago Camilo quase fica de fora dos Jogos do Rio e quase perdeu a chance de ficar com o ouro dos Jogos Pan-Americanos do Rio. Brigando pela vaga na categoria meio-médio com Flávio Canto, ele tinha resultados piores que seu rival nas competições que serviram de seletiva e corria o risco de não ir a mais um Pan.

Em um acordo com Carlos Honorato, que tinha maus resultados também na categoria acima (médio), Tiago foi içado e se classificou no peso até 90 kg.

"É um desafio na minha vida. Mais um. Como foi na Olimpíada de 2000 também", dizia Camilo, antes de mesmo de entrar nos tatames no Rio e conquistar o lugar mais alto do pódio. Em Sydney, na Austrália, o judoca foi a grande revelação do esporte nacional. Com apenas 18 anos, ele chegava a uma final olímpica na categoria leve e, mesmo com a derrota, foi teve seu nome marcado na história como mais um medalhista do judô.

Em 2003, enfrentando Canto já na categoria meio-médio - uma mais que tinha disputado os Jogos Olímpicos, não chegou a Atenas numa conturbada seletiva, perdida por uma falta no final da luta por falta de competitividade. Na ocasião, Camilo até chegou a pedir na Justiça o direito da vaga. "Nossa rivalidade é no esporte. Mas isso é passado. Já está superado", afirma.

O judoca começou no esporte em Bastos, cidade em que cresceu, aos quatro anos, por influência do seu irmão Luis Camilo (o Chicão) - que foi ouro em Santo Domingo-2003. "O meu pai achou bom porque dava muita disciplina. O que o judô me ensinou, eu sigo fora do tatame também", conta o judoca.

Quando tinha sete anos, o técnico reparou que ele teria jeito para competir. Aos 14 anos, decidiu ir para São Paulo junto com o irmão para participar de um projeto do governo estadual de incentivo ao esporte. Na capital, morava em um alojamento perto do Parque do Ibirapuera - local que ficou até o ano de 2001. De lá, foi para São Caetano treinar, e desde 2006, está no Sogipa - clube do campeão mundial João Derly - em Porto Alegre.