UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Priscila Marques

Data e local de nascimento:
17/05/1978, Santos (SP)

Peso/Altura:
120 kg/ 1,74 m

Residência:
Santos (SP)

Categoria:
Pesado, mais de 78 kg

Participações no Pan:
Winnipeg-99, Santo Domingo-2003 e Rio-2007


Campanha no Pan de 2007: Bronze na categoria pesado

Priscila Marques

Diferentemente dos judocas que começaram cedo no esporte, Priscila Marques preferia o jazz como preparo físico na infância. Durante sete anos, ela tentou a dança em uma academia em Santos, sua terra natal. Em vão. "Eu não levava jeito", diz atualmente a judoca, bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de 2007. Ela já havia participado de uma Olimpíada (2000) e de dois Pans (1999 e 2003).

Priscila descobriu o judô aos 11 anos quando, depois das suas aulas de jazz, ficava para ver o judô treinado no mesmo local de onde dançava. "Eu dançava em cima do tatame, comecei a olhar o pessoal e um dia participei da aula para ver como era. Aí gostei e fui ficando", conta.

Aos 29 anos agora, a judoca ficou conhecida nas Olimpíadas de 2000, quando garantiu vaga. Sem medalha, voltou para o Brasil e treinou para o Pan de 2003, em Santo Domingo. Depois de chegar à disputa do bronze na competição na República Dominicana, ela sofreu um revés. Com dores, chorando e com o braço preso numa tipóia por causa de uma contusão em uma luta anterior à da decisão pela medalha, Priscila teve que desistir da briga pelo pódio.

No Pan do Rio, a medalha de bronze foi, então, uma redenção para a judoca. Mesmo perdendo para rival cubana logo na estréia, ela se recuperou e derrotou as rivais na respecagem e na disputa por medalha por ippon - o golpe máximo do judô.

Fato que impulsiona-a para medalhas no Pan e para a inédita medalha das mulheres nas Olimpíadas. "Aceitamos o desafio e estamos trabalhando muito para chegar neste objetivo. A equipe está muito motivada e unida", afirmou na época, comentando sobre o fato de estarem em busca de um pódio olímpico.

Já formada em duas faculdades (Educação Física, em 1999, e Fisioterapia, em 2004), a judoca quer conciliar as duas profissões e seguir na carreira esportiva depois de aposentada dos tatames.