UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Mayra Silva Aguiar

Data e local de nascimento:
03/08/91, Porto Alegre

Peso/Altura:
70 kg / 1,78 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Categoria:
Médio, até 70 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha Pan-2007:
Medalha de prata

Mayra Aguiar

A mais nova de toda a delegação do judô nos Jogos Pan-Americanos, Mayra Aguiar, 15 anos, surpreendeu muita gente e foi prata nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. Para chegar na disputa, porém, ela teve na prática a experiência de treinar com o inimigo. Nas seletivas para definir a vaga em 2007, a judoca disputou com Marcia Vieira, sua colega de treinamento do clube Sogipa, em Porto Alegre.

As duas lutaram em competições diferentes durante o ano para serem a escolhida para a categoria médio (até 70 kg) no evento de julho do Rio de Janeiro.

"Estamos mantendo o melhor clima possível quanto a esse assunto. Uma dá força pra outra e conversamos muito. Falamos sobre as adversárias e como vão ser as competições. A gente treina sempre juntas e o Kiko (técnico do clube, que também tem João Derly e Tiago Camilo) também é fundamental nesse processo, pois sempre dá as explicações pras duas ao mesmo tempo. Claro que vou fazer o possível para ganhar, mas o clima é ótimo para ambas", dizia Mayra antes da convocação.

Titular ainda da seleção júnior da seleção, ela conseguiu o bronze no Mundial Júnior, disputado na República Dominicana em 2006, e foi considerada melhor atleta do Grand Prix Nacional - a competição de judô mais importante do país.

Mayra, que ainda estuda no ensino médio, começou no judô por influência dos pais que queriam algum esporte que fizesse a criança se acalmar. "Comecei ainda bem pequena. Meus pais me colocaram no judô, mas em princípio era só pra fazer alguma coisa. A idéia era não ficar parada, já que uma criança precisa direcionar suas energias e o judô parecia ser uma boa opção para isso. Não foi o único esporte que pratiquei. Na mesma época, experimentei diversas modalidades, não durando muito em nenhuma. No fim das contas, a única coisa que ficou mesmo foi o judô, onde comecei a me destacar e estou até hoje", conta.

Mesmo tão nova, ela vê mais vantagens do que desvantagens de disputar um esporte de alto nível. "Eu sinto um pouco a responsabilidade, pois as pessoas falam e esperam bastante de mim. Por isso, procuro não pensar muito nessas coisas, treinando tranqüila e usando isso de "ser uma promessa" como um incentivo e não uma cobrança. Mas minha vida é normal. Escola, amigas e lazer como qualquer pessoa. Por sinal, nem sei como vai ser meu ano letivo. Em 2006 quase rodei por causa das viagens e competições", explica.

Para escapar das "bombas" no colégio por causa do Pan, Mayra contou que levou atestado médico e conseguiu fazer avaliações em datas separadas. "Mas o problema mesmo é que perco muitas aulas explicativas e isso me prejudica", completa.