UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Luciano Ribeiro Corrêa

Data e local de nascimento:
25/11/1982, Brasília (DF)

Peso/Altura:
100kg/ 1,89 m

Residência:
Belo Horizonte (MG)

Categoria:
Meio-pesado, até 100 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de bronze na categoria até 100 kg

Luciano Corrêa

Duas vezes reserva nas últimas competições internacionais, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003 e na Olimpíada de Atenas-2004, Luciano Corrêa chegou à disputa no Rio empolgado por atuar em casa, no Brasil. E não decepcionou. Foi bronze na categoria até 100 kg

"É meu primeiro Pan e com um fator extra: vai ser no Brasil", afirmava o judoca, que treina no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

Matriculado pela mãe em uma academia aos quatro anos de idade, Corrêa conta que começou "por acaso" no esporte. "Meu pai me levava nos torneio de judô em Brasília, onde eu nasci e morava", explica. Aos 14 anos, ele percebeu que encarava o judô de modo mais sério. Dois anos mais tarde, ele iria para Belo Horizonte treinar no Minas, como uma jovem promessa.

"Isso foi no início de 2000. No final de 2001, fiz a seletiva para entrar na seleção sênior do Brasil. Fui de reserva para Atenas e Santo Domingo e desde 2005 estou de titular da equipe. Foi uma grande oportunidade vir para Belo Horizonte", diz ele, que não se arrepende de ter deixado a vida de brasiliense para trás.

Para as lutas do Pan do Rio, Luciano Corrêa, contou que estudava seus rivais nos tatames e fora dele se preparara com uma ajuda extra, um psicólogo. "Estou fazendo um trabalho com um psicólogo para melhorar minha concentração. Vai ter muito brasileiro na torcida e vai ter que ficar bem concentrado e focado", afirmava antes do Pan.

Formado em Administração, Luciano faz pós-graduação em Recursos Humanos. "A conciliação entre o estudo e o esporte é essencial, sem contar a chance de participar do Universíade", declarou na época. Além da Administração, o Marketing Esportivo é um dos alvos do atleta também.