UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Leandro Marques Guilheiro

Data e local de nascimento:
07/08/1983, Suzano (SP)

Peso/Altura:
73 kg/ 1,67 m

Residência:
Santos (SP)

Categoria:
Leve, até 73 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan:
Medalha de prata na categoria até 73 kg

Leandro Guilheiro

Desde pequeno, quando começou no judô aos 5 anos, Leandro Guilheiro já fazia as contas para estar na disputa de uma Olimpíada. Aos 21, estava em Atenas, na Grécia, em cima do pódio, recebendo o bronze.

O primeiro brasileiro de todos os esportes a ganhar uma medalha na Olimpíada de 2004 conseguiu o feito sem nunca ter passado pelos Jogos Pan-Americanos. No seu primeiro, no Rio, chegou à final, mas ficou com a prata na categoria até 73 kg.

Estreante nas "Olimpíadas das Américas", ele começou as lutas no complexo do Rio Centro lembrando de como foi a seletiva para o Pan-Americano de 2003. "Fiz a disputa com o Luiz Camilo (Chicão, irmão de Tiago Camilo) e perdi por ippon faltando dois segundos para o fim da luta", lembra com remorso Guilheiro.

Mas reconhece o esforço do seu rival, que acabou com o ouro em Santo Domingo. "Ele estava com mais vontade que eu", confessa Guilheiro, que também tem na carreira o título de campeão mundial júnior de 2002.

Para chegar a este Pan na categoria leve, o judoca teve que passar por Pedro Guedes nas competições internacionais que serviram de seletiva. Na única vez que enfrentou seu rival este ano, venceu. "Foi em Minas, na cidade natal dele, e fiquei muito confiante em ter vencido", afirma ele se referindo à vitória na Copa do Mundo de Belo Horizonte, em maio de 2007.

Mesmo com o triunfo e o seu histórico de medalhista olímpico, Guilheiro diz que se manteve calmo e humilde com na vaga nos Jogos do Rio. "Não sabia muito bem o que fazer para me classificar neste tipo de seletiva. É uma expectativa diferente. Dá uma ansiedade", confirma, que para se focar nos treinamentos do Pan trancou a faculdade de Direito para se concentrar melhor. Mas espera voltar logo e terminar: "Eu tentei Administração, mas não gostei. Tô gostando de Direito".