UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Flávio Vianna de Ulhôa Canto

Data e local de nascimento:
16/04/1975, Oxford (ING)

Peso/Altura:
81 kg/ 1,79 m

Residência:
Rio de Janeiro (SP)

Categoria:
Meio-médio, até 81 kg (SP)

Participações no Pan:
Mar del Plata-95, Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003

Flávio Canto

Um dos mais experientes da equipe, Flávio Canto tem duas metas nos Jogos do Rio: bater o recorde de três medalhas no judô (ele atualmente está empatado em número de medalhas com Luís Shinohara e Frederico Flexa) em Pans e defender o ouro conquistado em Santo Domingo, em 2003.

Nascido em Oxford, o atleta veio com os pais para o Rio de Janeiro quando tinha pouco mais de um ano. Em 2004, a medalha de bronze na Olimpíada de Atenas coroou uma carreira de bons resultados.

Para chegar preparado aquele Jogos Olímpicos, Canto teve eliminar Tiago Camilo, rival que o persegue até hoje na categoria meio-médio. Camilo, que aos 18 anos foi prata em Sydney-2000, é um dos mais destacados judocas brasileiros e estará no peso médio no Rio.

Nas seletivas para o Pan, a briga pela vaga entre os dois levou a Confederação Brasileira de Judô a tomar uma decisão conciliadora. Para ter tanto Canto quanto Camilo nos tatames cariocas em julho, um acordo colocou o segundo na vaga de Carlos Honorato (outro medalhista olímpico - prata em Sydney-2000) uma categoria acima.

Porém, para o Mundial de setembro, no Brasil, Canto deverá passar, de novo, por uma seletiva contra Camilo para definir o titular do meio-médio na competição. Velhos adversários, o carioca até brinca: "Já ofereci até feijoada para ele engordar, mas ele não quis".

A exemplo de Edinanci na equipe feminina, Canto é um dos que pensam que seu ciclo no judô está terminando. A Olimpíada de Pequim é vista como um ponto final. Porém, avisa: "Gosto muito da vida de atleta. Quanto eu puder prolongar, melhor". Começando tarde no judô, aos 13 anos, o judoca foi inspirado pelo medalhista olímpico Aurélio Miguel, ouro em Seul-1988. "Desde que eu entrei no judô, eu já pensava em competir", conta.

Aos 32 anos e formado em Direito, Canto também cuida do seu projeto social na favela da Rocinha, que atende crianças carentes do Rio de Janeiro.