UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Esporte de gelo em versão na grama

AFP

Hóquei é disputado no Pan desde a edição de 1967, em Winnipeg

Há registros de um esporte praticado com bastão e bola no Egito de 4 mil anos atrás e na Etiópia há 3 mil anos. Foram econtrados vestígios da modalidade também entre os romanos, gregos e astecas. Entretanto, foi apenas em 1852 que as primeiras regras foram oficializadas, no Reino Unido.

A Associação Inglesa de Hóquei foi criada em 1866, ano considerado como a data oficial do nascimento do esporte organizado. O primeiro clube criado para a prática foi o Blackheath Football and Hockey Club, fundado na região sudeste de Londres, em 1861. Por volta de 1900 foi fundada a Hockey Internacional Board, depois de um acordo entre as associações da Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales. Esta fundação permitiu unificar as regras internacionais. Em 1924, foi criada a Federação Internacional de Hóquei, com 14 países fundadores.

Soldados e operários britânicos exportaram o hóquei para as nações colonizadas pelo Reino Unido. Durante muito tempo, os países hegemônicos na modalidade faziam parte do Império Britânico: a Índia e o Paquistão monopolizaram os títulos olímpicos por mais de 30 anos.

O hóquei estreou nos Jogos Olímpicos em Londres-1908 como esporte de exibição disputado apenas por homens. Em Antuérpia-1920, voltou ao programa olímpico, novamente como exibição. Apenas oito anos depois, em Amsterdã, a modalidade passou a contar para o quadro oficial de medalhas. No Pan, o esporte só fez a sua estréia em Winnipeg, em 67.