UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Ana Gabriella Steinhäuser

Data e local de nascimento:
20/05/1977, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
62 kg /1,65 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Participações no Pan:
Estreante

Gabi

Uma das "velhinhas" do time feminino, como ela mesma diz, Ana Gabriela, a Gabi, começou a jogar hóquei logo aos oito anos, no Clube Germânia do Rio de Janeiro. "O pai de um amigo do meu irmão, chileno, resolveu ensinar hóquei para o filho. Eu ia pro clube junto e via meu irmão jogando. Ficando perturbando todo mundo até que um dia me deixaram jogar também", conta a atleta.

"Naquele tempo, a gente brincava no salão do clube. Com o tempo, fomos melhorando a logo começamos a fazer competições. Um dos treinadores do clube se mudou para São Paulo e passou a organizar o hóquei lá também. Com isso, começamos a viajar e jogar juntos", contou. "Era todo mundo adolescente, e tudo muito divertido", lembra.

O grupo, formado por jogadores de São Paulo e Rio, viajou para torneios no Chile, Uruguai e Argentina. "Tudo na base do 'paitrocínio'", diz. Formada em arquitetura e dona de seu próprio escritório, ela treina, trabalha, malha e "segura a barra" das meninas mais novas. "Elas procuram, pedem conselho, eu ajudo sempre como posso. É muito legal ver essas meninas determinadas, se esforçando tanto para realizar esse sonho de ir para um Pan. Para mim, é uma realização."

Gabi acredita que o Pan trará visibilidade e adeptos para o hóquei na grama. "A gente vai abrir portas, tenho certeza. Minha grande expectativa é que o esporte se torne mais popular", torce, e diz que já vê os primeiros indícios da evolução. "Uma vez entrei num táxi com os tacos, e o motorista perguntou se eu jogava bem. Fiquei muito surpresa, porque ele disse que tinha visto uma reportagem de TV e que conhecia o hóquei na grama."