UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
UOL Esporte

Nome completo:
Rogério da Silva Clementino

Data e local de nascimento:
20/12/1981, Vinhema (MS)

Peso/Altura:
76 kg / 1,73 m

Residência:
Araiçoaba da Serra (São Paulo)

Prova:
Adestramento

Cavalo:
Nilo V.O.

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Bronze por equipe; 12º no individual

Rogério Clementino

Escolhido reserva do time de adestramento para o Pan, Rogério Clementino competiu e subiu ao pódio para receber a medalha de bronze, depois de contribuir para que a equipe brasileira assegurasse ainda a classificação para as Olimpíadas de Pequim-2008.

Ele ganhou a vaga após a desistência da amazona Pia Aragão. Ela, que esteve no Pan de Santo Domingo, foi barrada no exame médico do seu cavalo, Nirvana Interagro no final de junho. Nirvana apresentou uma colite bacteriana, e o conjunto foi cortado.

Rogério, então, virou titular da equipe faltando 10 dias para os Jogos. Na disputa individual, ele ficou na 12ª colocação, com 63,600 pontos.

O cavaleiro de 25 anos é professor de equitação do haras do empresário Victor Oliva, em Araiçoaba da Serra, interior de São Paulo. Antes, porém, sua vida era bem diferente em Mato Grosso.

O fraque e a cartola que ele agora usa nas competições, já foram bota e espora. "Eu montava em rodeio, com boi", lembra. Ele diz que começou a montar ao cinco anos, mas o adestramento só veio bem mais tarde.

"Foi quando eu vim para São Paulo e conheci o Leandro [da Silva, outro cavaleiro da seleção de adestramento, que não se classificou para este Pan]. Ele foi meu técnico", conta.

De origem mais humilde que a maioria dos seus parceiros no esporte, Rogério ressalta a dificuldade de ter sucesso no adestramento. "No começo foi difícil se inserir no meio, mas quando a gente se dedica e trabalha com o coração dá certo".

Em 2006, Rogério se destacou. Foi o primeiro colocado no Campeonato Brasileiro Sênior e chamou a atenção do técnico da seleção, o sueco Eric Lette. Nos Jogos Pan-Americanos, o atleta mostrou que a aposta do treinador estava certa.

Junto das companheiras Luiza Tavares e Renata Rabello, ele acabou com um jejum de 32 anos sem medalha no adestramento e ficou mais perto de realizar um de seus sonhos, que é disputar os Jogos Olímpicos.