UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Renata Rabello Costa

Data e local de nascimento:
24/08/79, Belo Horizonte (MG)

Peso/Altura:
53kg / 1,63 m

Residência:
Valkenswaard (HOL)

Prova:
Adestramento

Cavalo:
Monty

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan:
Bronze por equipe e 11º no individual

Renata Rabello

Renata Rabello é a única "estrangeira" da equipe de adestramento. Treinando na Europa há mais de três anos, ela chegou ao Rio de Janeiro com uma bagagem de competições internacionais que poucos têm. E o rendimento foi suficiente: uma medalha de bronze e a honra de quebrar o jejum de 24 anos sem medalhas nessa prova.

Além de ajudar o Brasil a assegurar uma vaga para os Jogos Olímpicos por equipe, foi a melhor atleta nacional na disputa individual, com uma 11ª colocação, alcançada com 64,050 pontos.

O início no hipismo, porém, não foi no adestramento. "Eu comecei fazendo hipismo rural em 1998. Fazia CCE (Concurso Completo de Equitação) e fiz um pouco de salto já", conta.

Em 2004, Renata decidiu ir morar na Inglaterra, para aperfeiçoar seu inglês e treinar melhor em CCE. "Fiz uns concursos de CCE na França, na Inglaterra também. Em 2005, eu vim para Holanda e comecei a só treinar adestramento", diz.

Na nova modalide, Renata viu que poderia investir e sonhar longe, até com uma vaga no Pan e na Olimpíada. "Conheci minha treinadora (a holandesa Leida Collins Strijk) através do meu namorado e pensei que queria tentar uma vaga para o Pan", afirma ela, que de lá para cá focou seus esforços em estar na competição do Rio de Janeiro.

A grande diferença em treinar fora do país, segundo ela, é o número de competições no adestramento que existem na Europa. "Acaba que no Brasil não tem muita prova. Aqui tem todo mês", explica.

Outra vantagem é o transporte dos cavalos. "Na Holanda, tudo é super perto. Faço também concursos nacionais na França", conta. "Já estou aqui há dois anos e meio. Não sei como vai ficar. Vamos ver. Ano que vem tem Olimpíada", anuncia ela, confiante que brigará por uma vaga em Pequim.

Para estar no Pan do Rio, Renata não passou pelas seletivas brasileiras, realizadas em maio. Foi observada pelo técnico da seleção brasileira, Eric Lette, na Holanda mesmo. Lette é sueco e veio treinar o Brasil por meio de um convite da Confederação Brasileira de Hipismo. Antes da competição ele chegou a afirmar que iria batalhar pela medalha de bronze. Conseguiu.