UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Renan Francisco Santos Guerreiro

Data e local de nascimento:
13/03/1985, em São Roque (SP)

Peso/Altura:
82 kg /1,80m

Residência:
Espírito Santo Pinhal (SP)

Prova:
CCE

Cavalo:
Rodízio AA

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Bronze por equipes; nono lugar no individual

Renan Guerreiro

Até o dia 15 de junho, Renan Guerreiro só treinava três vezes por semana. Parecia pouco para quem queria uma vaga para o Pan-Americano. Mas ele conseguiu a classificação e passou a intensificar os treinamentos com seu cavalo Rodízio AA.

O esforço rendeu frutos, já que ele saiu dos Jogos do Rio com o bronze por equipes, ajudando o Brasil a conquistar ainda a vaga para as Olimpíadas. Além disso, no individual, foi o segundo melhor cavaleiro nacional, terminando na nona colocação.

A dificuldade de Guerreiro em treinar era conciliar o tempo de estudante de Agronomia em Espírito Santo do Pinhal. "Ficava de segunda até sexta lá (Espírito Santo do Pinhal). Vinha na sexta à noite e ficava até domingo", diz o cavaleiro, que mora numa república na cidade do interior com mais cinco amigos.

Para ir ao Pan, Guerreiro teve que adiantar as provas e pedir autorização até para o reitor da faculdade. "Pedi para os professores adiantarem umas provas e também para o reitor abonar as faltas. É que também eu me formo no final do ano", explica.

A motivação de levar os estudos junto com o CCE é a falta de perspectiva no esporte. "Eu vou ter que trabalhar para me manter no CCE. É difícil ter apoio, não tem patrocinador. É um esporte mais elitizado, não tem como divulgar. Agora, por exemplo, estou sem patrocínio", afirma.

Apesar de novo - tem 22 anos - ele começou no esporte com seis anos. "Comecei em São Roque e por vontade própria. Meu pai me apoiou", diz.