UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Pedro Guimarães Veniss

Data e local de nascimento:
06/01/1983, São Paulo (SP)

Peso/Altura:
63 kg / 1,80 m

Residência:
Bélgica

Prova:
Saltos

Cavalo:
Um Blanc des Blancs

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Rio-2007:
Medalha de ouro por equipes e 5º lugar no individual

Pedro Veniss

O cavaleiro Pedro Veniss acabou sendo foco da polêmica convocação da equipe de saltos pela Confederação Brasileira de Hipismo.

Montando fora do país, ele foi indicado pela equipe técnica, o que irritou alguns cavaleiros e amazonas que saltam no Brasil e que perderam a vaga nas seletivas. O caso motivou até brigas judiciais.

Veniss, que não se meteu no imbróglio, foi ao Rio e só não foi melhor do que Rodrigo Pessoa na disputa individual.

Conseguiu um quinto lugar e era líder da prova até a final, quando cometeu um erro. Por equipes, ao lado do próprio Pessoa, Bernardo Alves e César Almeida, ficou com o ouro.

Nascido em São Paulo, o cavaleiro foi criado desde pequeno com o mundo dos cavalos a sua volta. "Minha família é do hipismo. Comecei a montar principalmente, com meu tio, Caio César, quando tinha uns 4, 5 anos", lembra ele.

Na adolescência, o menino começou a pensar em tornar o esporte sua principal ocupação. "Quando eu cheguei na idade dos 14, 15 anos, vi que queria ser profissional", conta.

Aos 18 anos, ele partiu para Europa. Está há seis anos já e agora conta com a ajuda de Nelson Pessoa e Rodrigo Pessoa, duas das maiores lendas do hipismo brasileiro.