UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arte UOL

Nome completo:
Serguei Fofanoff

Data e local de nascimento:
11/12/1968, Ribeirão Preto (SP)

Peso/Altura:
75 kg / 1,78 m

Residência:
Ribeirão Preto (SP)

Prova:
CCE

Cavalo:
Ekus TW

Participações no Pan:
Mar del Plata-1995, Winnipeg-1999, Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Décimo lugar no individual

Guega

Mais experiente da equipe do CCE, Guega consegue descrever com elegância a sua prova: "É um triatlo equestre. Um bailariano na prova de adestramento, um selvagem na de cross e um clássico na de salto", explica.

Apesar de explicar bem as três provas do CCE, ele não esconde que a preferida é cross. "Aquele ineditismo antes dos cross é ótimo. Quando você termina a prova, não tem melhor sensação que essa. Você tem que conhecer muito bem o cavalo. O cavalo tem que ser corajoso, tem que confiar muito no cavaleiro", descreve.

No Pan de Mar del Plata-1995, Guega conquistou a medalha de ouro por equipes. Também participou dos Jogos de Winnipeg-1999, levantdo a prata por equipes. No Rio de Janeiro, ele não esteve na disputa de equipes e foi décimo colocado no individual, com 76,70 pontos perdidos.

O atleta também esteve em três Olimpíadas: Barcelona-1992 (não terminou a prova), Atlanta-1996 (15º lugar por equipes) e Sydney-2000 (sexto por equipes). Atualmente, ele é instrutor de equitação. E, antes mesmo do Pan do Rio, já destacava a qualidade do time brasileiro.

"Tenho 20 anos de seleção e posso dizer que o processo de seleção foi mais difícil até hoje, por causa da quantidade e qualidade de conjuntos", afirmou. Sua avaliação foi confirmada com a medalha conquistada pela equipe brasileira.