UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Renato Rui Tupan

Data e local de nascimento:
07/05/1979, em Maringá (PR)

Peso/Altura:
84 kg / 1,84 m

Residência:
(ALE)

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Pan-07:
ouro

Tupan

Titular da seleção brasileira no Pan do Rio de Janeiro, Tupan acumulou seu segundo ouro na competição ao ajudar o time a vencer a Argentina na final, assim como aconteceu em Santo Domingo. A conquista de 2007, no entanto, foi mais fácil. O Brasil venceu por 30 a 22. Em 2003, na República Dominicana, o triunfo foi por um gol de diferença na segunda prorrogação.

O paranaense começou no handebol aos nove anos, jogando no colégio, em Maringá, sua cidade-natal. Depois de um ano, chegou a trocar a modalidade pelo vôlei. "A maioria dos meus amigos eu conheci através do esporte. Na escola eu fazia de tudo: atletismo, basquete, vôlei, natação, tênis, tênis de mesa, judô e caratê", lembra Tupan. Com 13 anos, retornou ao handebol e não parou mais.

Integrante da seleção adulta desde 1998, quando ainda era júnior, ele fez parte da equipe que conquistou o ouro no Pan de Santo Domingo-2003. Também participou dos Mundiais de 1999, 2001 - depois do qual operou o joelho e ficou um ano parado - e 2003.

Tupan atua na Alemanha desde 2003, depois que foi eleito o melhor ponta direita da Liga Nacional. Primeiro foi ao país para treinar com equipes locais, por intermédio do colega de seleção Bruno Souza, que atua no Campeonato Alemão desde 1999. Foi contratado por um time da terceira divisão, o Langenal, e após as Olimpíadas de Atenas-04 mudou para o Landwehrhagen, da segunda divisão alemã.

Na Olimpíada, ele foi titular do Brasil e teve como atuação de destaque o último jogo, a derrota para a Islândia. O ponta não errou nenhum arremesso e marcou seis gols, chegando a 14 em toda a competição. Foi um dos principais responsáveis pela melhor colocação brasileira em Olimpíadas, o 10º lugar. Atualmente, defende o Wilhelmshaven, da primeira divisão alemã.