UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Maik Ferreira dos Santos

Data e local de nascimento:
06/09/1980, São Paulo (SP)

Peso/Altura:
1,78 m / 85 kg

Residência:
São Paulo (SP)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
ouro

Maik

Maik ficou conhecido no handebol como o irmão de Marcão, goleiro que defendeu a seleção brasileira por muitos anos, e que desta vez viu de casa o caçula representar o Brasil no gol. E ele não decepcionou. Foi um dos destaques na conquista do ouro sobre a Argentina em terras cariocas.

"Em casa é sempre aquela apreensão, porque a torcida é a mesma para os dois", conta Maik. "Em Santo Domingo-03, eu assisti Marcão jogando. Agora ele que vai me ver da TV. Ao menos um dos filhos vai, né?", brincou o goleiro antes do Pan.

Apesar de ter disputado no Rio os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez, Maik já tem no currículo seis títulos brasileiros, um pan-americano de handebol, de 2006, além de um bicampeonato pan-americano júnior.

Além de Marcão, Maik é irmão de Vanessa, que também é goleira. Maik teve muitas dificuldades no início da carreira, e muitas vezes deixava de ir ao treino por não ter dinheiro para pegar um ônibus até o ginásio, que era longe de sua casa.

No Mundial de 2001, disputado na Suíça, Maik foi eleito o melhor de sua posição. Na última edição do torneio, na Alemanha, Maik foi o titular no gol e foi o melhor brasileiro do Mundial, apesar da seleçao não ter avançado além da primeira fase. Atualmente, Maik defende o Pinheiros.