UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Lucila Vianna da Silva

Data e local de nascimento:
07/03/1976, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
65 kg / 1,73 m

Residência:
Blumenau (SC)

Participações no Pan:
Winnipeg-99, Santo Domingo-2003 e Rio-07

Campanha no Pan-07:
ouro

Lucila

Lucila é uma das jogadoras da atual seleção brasileira de handebol que pode dizer sem sombra de dúvida que tem uma trajetória de sucesso. Além do ouro conquistado sobre Cuba no Pan Rio-2007, ela esteve presente nos últimos dois Pans, nos quais o Brasil também foi primeiro.

No comando da seleção, a capitã Lucila foi uma das jogadoras mais importantes da campanha do Brasil em Atenas, a melhor que o país fez em Olimpíadas. Foi a terceira maior artilheira da seleção, com 24 gols em sete partidas.

O exemplo familiar foi preponderante na opção de Lucila pelo handebol. A veterana das Olimpíadas de Sydney-00 deu seus primeiros arremessos movida pela admiração pelas irmãs jogadoras de handebol, das quais era a maior fã.

Apesar de ter desfalcado a seleção durante a fase final de amistosos, devido a uma contusão, Lucila está recuperada e foi lembrada a tempo pelo técnico Juan Oliver. No Rio de Janeiro, a atleta de 31 anos fez seu terceiro Pan - foi ouro também em Winnipeg-99 e em Santo Domingo-03.

Uma das poucas atletas que conta com patrocínio próprio, Lucila tem vários planos para quando parar de jogar. Uma delas é montar uma instituição de auxílio para deficientes. "Quero trabalhar com pessoas especiais [deficientes], e realizar um dos muitos sonhos que tenho", diz a atleta. Depois de defender o espanhol Leon Balonmano, Lucila está de volta ao país, onde atualmente joga no Jundiaí.