UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Hélio Lisboa Justino

Data e local de nascimento:
23/07/1972, em Aracaju (SE)

Peso/Altura:
93 kg / 1,84 m

Residência:
São Caetano do Sul (SP)

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Pan-07:
ouro

Helinho

Bicampeão! Bicampeão! Esse é o grito de Helinho depois da final contra a Argentina na final do Pan-Americano 2007. Ouro também em Santo Domingo-2003, o jogador tem como principais conquistas na carreira essas duas medalhas.

Destacado pela habilidade para fazer gols e a velocidade na quadra, o jogador conheceu o handebol em 1982, nas escolinhas do Sesi, em Aracaju. Foi levado pelos irmãos, que já praticavam. Na época ele também fazia atletismo e jogava basquete e vôlei.

De Sergipe, Helinho foi para o Paraná, em 1991, e um ano depois se mudou para São Paulo, onde vive desde então.

Jogador do São Caetano, ele foi revelado nos Jogos da Primavera, uma competição escolar estadual no Sergipe. Os jogos, uma oportunidade dos estudantes se reunir, servia também para revelar atletas não só do handebol, mas também de futsal e vôlei.

"Há uns 7 anos acabaram com esses jogos e o handebol perdeu um pouco de espaço. Mas soube que existe a possibilidade de se retomar os jogos e aumentar o incentivo ao esporte no estado", comemora, orgulhoso, um dos representantes do Sergipe na seleção.

Ele também esteve no Pan de Winnipeg (prata. Em Atenas-04, Helinho foi um dos principais definidores do Brasil em Atenas. Jogando na ponta-esquerda, ele foi bastante acionado e terminou como o terceiro artilheiro da seleção, com 17 gols nas seis partidas.