UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Darly Zoqby de Paula

Data e local de nascimento:
25/08/1982, em Ponte Nova (MG)

Peso/Altura:
64 kg / 1,78 m

Residência:
Le Havre (FRA)

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Pan-07:
ouro

Darly

Depois de conquistar o ouro em Santo Domingo como titular do gol da seleção brasileira, Darly repetiu o título este ano no Pan do Rio de Janeiro como reserva - ela entrou apenas em alguns jogos, inclusive na final contra Cuba, por alguns minutos.

Na primeira vez que Darly jogou handebol, decidiu pelo gol "para não atrapalhar muito". A mineira, reserva da seleção do Pan, foi uma das primeiras a deixar o país. As primeiras conquistas da jogadora apareceram no Mauá/São Gonçalo (RJ), pelo qual foi vice-campeã da Liga Nacional (2000 e 2001).

Com a seleção, Darly foi eleita a melhor goleira do Mundial júnior, em 2001. No mesmo ano, levou o prêmio de melhor da posição na Liga Nacional. A conquista lhe abriu as portas para o mercado europeu.

Primeiro, ela passou pelo Murcia, da primeira divisão. A equipe ficou em terceiro na temporada 2002/2003 e na seguinte a brasileira foi convidada a jogar pelo Bera Bera, na divisão principal. Com o novo time, ficou em quarto no campeonato.

Com a seleção, também foi premiada no Sul-Americano e participou ainda do Pan-Americano Júnior (2002) - outra vez eleita a melhor goleira- e da conquista do ouro no Pan de Santo Domingo-2003.

Em Atenas-04, Darly foi um dos destaques da seleção. Entrando normalmente no segundo tempo, ela foi fundamental em partidas como a das quartas-de-finais, contra a Coréia do Sul -ficou oito minutos sem tomar gols enquanto o time brasileiro diminuía a desvantagem. No fim, o Brasil perdeu por apenas dois gols para as vice-campeãs do torneio. Atualmente, Darly defende o Le Havre, na França.