UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Fabiana Carvalho Carneiro Diniz

Data e local de nascimento:
13/05/1981, em Guaratinguetá (SP)

Peso/Altura:
69 kg / 1,82 m

Residência:
Castela-León (ESP)

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Pan-07:
ouro

Dara

O ouro conquistado pela seleção brasileira feminina de handebol nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro é o segundo da carreira de Fabiana Diniz. Em 2003, no Pan de Santo Domingo, na República Dominicana, ela também fazia parte do time campeão.

Fabiana Diniz é conhecida como "Dara" entre as colegas de seleção. O apelido veio da personagem homônima da novela "Explode Coração", que era uma cigana. Na época, recém transferida para Osasco (SP), a atleta também não tinha moradia fixa.

"O apelido pegou porque era época da novela Explode Coração. Além disso, a cigana Dara, da novela, era noiva de um Igor - que também era o nome do meu namorado", lembra.

No Brasil, a melhor fase da pivô foi em 2003, com o Mauá/São Gonçalo. De cinco campeonatos disputados, a equipe só perdeu um, tendo sido campeã inclusive da Liga Nacional. Dara estreou na seleção em 2000, como júnior, e foi eleita a melhor pivô do Pan-Americano da modalidade, no ano seguinte.

Ainda em 2003, Dara esteve no elenco que sagrou-se campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. O bom ano lhe valeu o passaporte para Atenas-04. Em sua estréia olímpica, entretanto, Dara não teve atuação destacada. Num jogo da primeira fase, contra a Ucrânia, perdeu três contra-ataques que podiam ter dado a segunda vitória ao Brasil. A jogadora vinha de uma curta passagem pelo Campeonato Português, onde atuou pelo Gil Eanes, da cidade de Lagos.

Atualmente, Dara atua no Club Leon Balonmano, em Castela-León, na Espanha.