UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Idalina Borges Mesquita

Data e local de nascimento:
02/07/1976, em São Gonçalo (RJ)

Peso/Altura:
59 kg / 1,71 m

Residência:
Leipzig (ALE)

Participações no Pan:
Winnipeg-99, Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Pan-07:
ouro

Dali

Dali pode dizer com convicção que tem uma história de sucesso na seleção brasileira feminina de handebol. Depois dos ouros em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003, a jogadora colocou em seu currículo o título da modalidade nos Jogos Pan-Americanos do Rio.

Natural de São Gonçalo (RJ), Dali começou a jogar handebol na sua cidade aos 15 anos. Seu primeiro clube foi o Clube Esportivo Mauá. Sempre ligada ao esporte, Dali, além de jogadora, foi técnica de equipes da categoria infantil e cadete por cerca de cinco anos em clubes em sua cidade. "Fui técnica de times menores por quatro ou cinco anos. Quando parar de jogar, quero voltar a fazer isso. Vou voltar a ser professora de educação física" , diz a atleta, que é graduada.

Hoje atleta em tempo integral, ela viveu o momento mais difícil de sua carreira em Sydney-2000, quando teve que operar o joelho e ficou afastada das competições por um ano.

O retorno às quadras, entretanto, não demorou a acontecer, e Dali acumula hoje duas participações em Jogos Pan-Americanos, em Winnipeg-99, e em Santo Domingo-03, quando conquistou duas medalhas de ouro. Além disso, Dali esteve na seleção que foi aos Jogos de Atenas-04, e obteve um histórico sétimo lugar.