UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Aline Silva dos Santos

Data e local de nascimento:
17/08/1981, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
95 kg / 1,95 m

Residência:
Le Havre (FRA)

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Pan-07:
ouro

Aline

Aline foi precoce na carreira no handebol. Descobriu o esporte aos 13 anos e um ano depois já saiu de casa para atuar em São Paulo. Com a seleção brasileira, foi medalha de ouro no Pan-Americano Júnior, em 1998. E agora foi ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Foi com o intermédio da goleira Chana que a armadora entrou no Campeonato Espanhol, um dos mais fortes do mundo, no mesmo ano em que vivia sua melhor fase no Brasil: jogando pelo Santo André ela foi a artilheira da Liga Nacional-2003, com 134 gols.

Para a armadora, a experiência no exterior foi fundamental para o aprimoramento de sua técnica. "Os espanhóis dão muita atenção à formação, enquanto aqui ainda continuamos mais ligados à força. A gente acaba errando mais", analisou.

Em Atenas-04, Aline Santos teve uma atuação considerada razoável. A armadora de 1,95m entrou em quadra em todas as partidas dos Jogos e marcou, ao todo, 19 gols. Se no ataque Aline não teve uma participação de grande destaque, na defesa ela foi a principal jogadora, contabilizando 15 bloqueios de arremesso.

Três temporadas depois, Aline se transferiu para o Le Havre, na França, time que defende atualmente.