UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Alexandre Morelli Vasconcelos

Data e local de nascimento:
19/12/1978, em Maringá (PR)

Peso/Altura:
98 kg / 1,94 m

Residência:
São Bernardo do Campo (SP)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
ouro

Alexandre Vasconcelos

O goleiro Alê é um dos jogadores mais experientes da seleção brasileira. Esteve em Winnipeg-99, quando o Brasil foi vice-campeão pan-americano; disputou também o Pan de Santo Domingo-03 e levou medalha de ouro; agora, aos 28 anos, confirmou história vitoriosa na seleção ao ser campeão no Pan do Rio de Janeiro, como reserva. No ano passado, também ajudou o elenco a conquistar o Pan-Americano da modalidade.

Alê enfrentou muitas dificuldades no início da carreira. A seleção representa uma volta por cima do atleta, cuja lembrança mais forte do esporte na infância é não ter dinheiro para pegar o ônibus para treinar. Ele começou no esporte em 1989, ainda na escola, seguindo os passos da irmã. Escolheu jogar no gol pela facilidade de se posicionar e a coragem de pular nas bolas mais difíceis. Com reflexos apurados e precisão impressionante, recusou convites para atuar no exterior e preferiu continuar no Brasil.

Em 2000, Alê viveu o pior momento na carreira: ficou fora da seleção. No ano passado também teve que lutar contra o tempo para se recuperar de uma contusão no ombro e jogar o Pan.

Em Atenas-04, Alê foi o responsável pela maior surpresa do 10º lugar do Brasil nas Olimpíadas. Com uma atuação quase perfeita, com direito a duas defesas de sete metros, ele teve importância destacada na partida contra a Hungria, na qual o Brasil perdeu por apenas um gol. Atualmente, Alê joga na Metodista.