UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Tayanne Coelho Mantovaneli

Data e local de nascimento:
14/02/1987, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
49 kg / 1,63 m

Residência:
Vila Velha (ES)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan:
Medalha de ouro por equipes geral, medalha de ouro por equipes com cordas, medalha de ouro por equipes com arco e maças

Tayanne Mantovaneli

Tayanne é a atleta mais experiente da seleção brasileira de ginástica rítmica que disputou o Pan. Dessa delegação, ela é a única que já participou de uma edição dos Jogos. Tem também uma participação nas Olimpíadas (Atenas-2004) no currículo.

Mas essa não é a maior honraria que ela carrega ao Rio de Janeiro – a atleta paulistana também é a única brasileira a ter obtido uma medalha individual na história da competição. Em Santo Domingo-2003, conquistou a medalha de bronze na prova de maças, quando tinha apenas 16 anos.

No Pan do Rio, ela ajudou na conquista de três medalhas de ouro por equipes, deixando para trás cubanas e canadenses.

O último ouro foi conquistado na prova que encerrou a modalidade no Pan, a disputa por conjuntos com três arcos e duas maças. Com Tayanne Mantovaneli, Nicole Muller, Daniela Leite e Luisa Matsuo, Tayanne fez uma atuação impecável e recebeu nota 14,750. Cuba ficou em segundo lugar, com 13,875, e o México em terceiro, com 12,900.

Os outros dois ouros foram conseguidos também pela equipe, na disputa geral e na prova de cinco cordas. Depois de ficar em oitavo lugar com a seleção nos Jogos Olímpicos, numa repetição do desempenho geral em Sydney-2000, a atleta sofreu com um problema crônico no joelho e se afastou da modalidade. Mas a transferência da base da equipe de Londrina para Vila Velha, onde reside, a aproximou novamente das competições.

Quando se refere à qualidade de paulistana para Tayanne, é bom que se registre que a ginasta apenas nasceu na capital de São Paulo e foi com pouco mais de um mês de vida para Vila Velha. A iniciação na ginástica artística se deu na escola, sendo posteriormente convocada a representar a cidade em competições.