UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Luiza Harumi Matsuo

Data e local de nascimento:
08/08/1988, em Florianópolis (SC)

Peso/Altura:
52 kg / 1,72 m

Residência:
Vila Velha (ES)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan:
Medalha de ouro por equipes geral, medalha de ouro por equipes com cordas, medalha de ouro por equipes com arco e maças

Luisa Matsuo

Em sua estréia no Pan, Luisa ajudou o Brasil na conquista de três medalhas de ouro por equipes, repetindo o feito de 2003.

O último ouro foi conquistado na prova que encerrou a modalidade no Pan, a disputa por conjuntos com três arcos e duas maças. Tayanne Mantovaneli, Nicole Muller, Marcela Menezes, Daniela Leite e Luisa Matsuo fizeram uma atuação impecável e receberam nota 14,750. Cuba ficou em segundo lugar, com 13,875, e o México em terceiro, com 12,900.

Os outros dois ouros foram conseguidos também pela equipe, na disputa geral e na prova de cinco cordas. Se fosse para entrar na ginástica, Luisa Matsuo só tinha cabeça para a modalidade artística. “Nem sabia o que era a ginástica rítmica”, admite. Mas a influência de uma amiga de infância, Aline, a carregou rumo ao esporte, aos 8 anos.

Amiga que já participou da seleção brasileira no começo da década e que hoje já não compete, mas ainda está ligada à GRD de alguma forma. “Em Florianópolis, ela está sempre ajudando a montar séries e outros detalhes, mas desistiu de ser atleta.”

Luisa ainda mantém contato com Aline em sua cidade natal, mas seguiu em frente. Está reunida com a seleção brasileira em Vila Velha desde 2005.

Caso tivesse optado pelo ramo da artística, a atleta entraria sempre sozinha a cada exercício. E como é competir ao lado de outras cinco ginastas?

“Acho que o conjunto chama muito mais atenção. Eu sinto uma energia bem maior quando estou com elas no tablado. A gente vibra junto durante os exercícios”, afirma.