UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Daniela Aleixo Leite

Data e local de nascimento:
20/04/1988, em Belo Horizonte (MG)

Peso/Altura:
54 kg / 1,71 m

Residência:
Vila Velha (ES)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan:
Medalha de ouro por equipes geral, medalha de ouro por equipes com cordas, medalha de ouro por equipes com arco e maças

Daniela Leite

Em sua estréia no Pan, Daniela ajudou o Brasil a encerrar a participação no Pan com a mesma campanha apresentada quatro anos atrás, em Santo Domingo-2003: três medalhas de ouro e uma de bronze.

O último ouro foi conquistado na prova que encerrou a modalidade no Pan, a disputa por conjuntos com três arcos e duas maças. Com Tayanne Mantovaneli, Nicole Muller, Natália Peixinho e Luisa Matsuo, Daniela fez uma atuação impecável e recebeu nota 14,750. Cuba ficou em segundo lugar, com 13,875, e o México em terceiro, com 12,900.

Os outros dois ouros foram conseguidos também pela equipe, na disputa geral e na prova de cinco cordas.

Em sua estréia no Pan, Daniela ajudou na conquista brasileira da medalha de ouro por equipes, deixando para trás cubanas e canadenses. Com o apoio da torcida que gritava "é campeão!", o Brasil conquistou a primeira medalha da modalidade no Rio.

Filha de dois atletas de elite, Daniela sempre foi incentivada a praticar esportes. O problema era escolher qual. “Eu fazia ginástica, vôlei, natação, um monte de coisa. E era assim com meus dois irmãos também”, conta.

Até que um dia sua técnica de ginástica rítmica cobrou uma decisão – ela teria de se definir por uma modalidade se quisesse levar a sério sua carreira. A garota escolheu continuar sob sua tutela. “Porque, se eu não escolhesse nada, eu nunca seria boa em uma coisa.”

Antes de se dedicar aos diversos esporte, Daniela praticava balé. “Mas aos 8 anos eu quis parar. Pedi para minha mãe para sair. Ela conhecia essa técnica de ginástica e me encaminhou para lá para eu não ficar parada. Aí fui gostando.”

A atleta explica a passagem pelo balé ao menos lhe rendeu os fundamentos para a ginástica rítmica. “A ginástica requer muito do balé. Foi até bom eu ter começado por lá. Até hoje a gente faz um pouco para a preparação.”

Daniela é filha do ex-goleiro do Atlético-MG João Leite e da ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei Eliana Aleixo. “Lá em casa a gente sempre foi de fazer todos os esportes, fazer o máximo possível em cada”, diz a ginasta, que tem o irmão mais novo como goleiro das divisões de base do Goiás e a irmã mais velha como jogadora de vôlei, que acabou de retornar de uma temporada na Universidade de Santa Barbara, nos Estados Unidos.

Paralelamente à preparação para o Pan – em dedicação de seis horas diárias aos treinos –, a mineira se dedica à faculdade de Relações Internacionais, em Vila Velha (ES).