UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Falcão futebol clube: reconhecido pela Fifa como o melhor do mundo em 2004, o craque da seleção brasileira Falcão ganhou fama internacional nos mundiais que já participou. Tanto é que foi fundado no Japão o time São Falcão Clube de Futsal.
  • Coisa de jornalista: com dois títulos Mundiais seguidos, os espanhóis estão no topo do futsal atualmente. Diferentemente do Brasil, que já praticava a modalidade desde a décade 1950, a Espanha só foi conhecer o esporte por dois jornalistas: José María García e Juan Manuel Gozalo no começo da década de 1980.
  • Exportação de tática: desde a década de 1990, e principalmente da de 2000, é comum ver jogadores saírem do Brasil para atuar no exterior. Os técnicos brasileiros também começam a aproveitar da fama do futsal nacional. Fernando Ferretti, ex-técnico da seleção do Brasil, estará no banco do Paraguai no Pan.
  • Duro de roer: no início, as bolas do futsal eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada. Para não saltar muito e sair da quadra, elas tiveram o tamanho diminuído e o peso aumentado. Por isso, o futsal era chamado de "esporte da bola pesada".
  • Farpas entre craques: Falcão e Manoel Tobias, escolhidos como os melhores do mundo em anos diferentes, declararam publicamente suas desavenças em 2004, logo após o terceiro lugar do Brasil no Mundial de Taipei. Para Tobias, o rival faltava com a responsabilidade. Falcão dizia que o desafeto vetava suas contratações em clubes pelos quais passava.