UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Vinicius Elias Teixeira

Data e local de nascimento:
31/12/1977, em Cuiabá (MT)

Peso/Altura:
81 kg / 1,77 m

Residência:
Murcia (ESP)

Posição:
Ala

Clube:
El Pozo Murcia (ESP)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Vinícius

Além da conquista da medalha de ouro, os Jogos Pan-Americanos de 2007 foram para Vinícius a sua lua-de-mel oficial. Ele casou no dia 7 de julho, um dia antes da apresentação para a seleção brasileira, no Rio.

"A apresentação ia ser dia 9. Mas adiantaram para o dia 4 e não dava mais para desmarcar o casamento. Acabei liberado para casar", contou o ala, que é irmão do craque Lenísio, ouro no Pan, mas que se lesionou no primeiro jogo, contra a Guatemala.

"Minha noiva não ficou brava. Ela sabe que terá a recompensa depois. Com um ouro ainda, se possível", disse, antes dos Jogos confiante o jogador, que está na sua sexta temporada na Espanha.

"Gosto muito daqui. São seis anos já. A gente acaba acostumando com a vida. O ser humano se adapta com facilidade. Fora que aqui o campeonato é melhor, com menos jogos", afirma Vinícius, de 29 anos.

No Brasil, sua carreira começou junto do irmão em Araçatuba, interior de São Paulo, onde seus moravam, para depois ser contratado por equipe da Baixada Santista. "De Araçatuba fomos para Santos jogar semi profissionalmente. Já recebíamos uma contribuição e tal", conta.

Tricampeão da Liga Futsal brasileira, em 1997, 2001 e 2002, Vinícius foi capitão da seleção na conquista da medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2006, em Buenos Aires. A disputa com a Argentina, mesmo com uma equipe reserva, foi dura.

Mas, no Rio de Janeiro, os argentinos não tiveram chance. Na decisão, Vinícius anotou o último dos quatro gols sobre os rivais, na vitória por 4 a 1. Mas não foi somente esse gol que o ala marcou nos Jogos.

Vinícius foi vice-artilheiro da competição, com seis gols anotados, ficando atrás somente do companheiro Falcão (7 gols) na tabela de artilheiros. Na semifinal contra a Costa Rica, ele foi o grande destaque em quadra, marcando quatro gols na vitória por 8 a 1.

Ao lado de Falcão, Vinícius foi a principal arma ofensiva brasileira nos Pan do Rio. A estréia do futsal em Jogos Pan-Americanos não poderia ter sido melhor para a seleção brasileira. O ouro foi conquistado com belas atuações, como na final contra os rivais argentinos, por 4 a 1.

Na primeira fase, o Brasil passou por Guatemala (4 a 1), Cuba (8 a 0) e Paraguai (2 a 0), e depois derrotou a Costa Rica, por 8 a 1, na semifinal.