UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
João Batista do Nascimento

Data e local de nascimento:
23/06/1979, em Fortaleza (CE)

Peso/Altura:
60 kg / 1,69 m

Residência:
Jaraguá do Sul (SC)

Posição:
Pivô

Clube:
Malwee/Jaraguá (SC)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Valdin

Valdin teve uma ascensão meteórica no futsal. Foi cobrador de ônibus em Fortaleza, sua cidade natal, antes de começar no esporte. Em três anos como profissional já estava atuando na Malwee/Jaraguá (SC), um dos maiores e mais estruturados clubes brasileiros.

Hoje em dia é considerado o segundo melhor jogador a atuar no Brasil, atrás apenas do ala Falcão. Tem em seu currículo a marca de ser o recordista mundial de gols em uma única partida. Em outubro de 2006, na partida em que o Brasil venceu o Timor Leste, por 76 a 0 (placar mais dilatado da história do futsal), pelos Jogos da Lusofonia, em Macau, na China, o atleta marcou 20 gols, sendo o artilheiro da partida e entrando para a história da modalidade mundial.

Sofreu uma contusão no joelho em março deste ano e teve uma recuperação acima das expectativas o que garantiu a presença do ala, que também pode atuar como pivô, entre os 12 selecionados no Pan.

Na campanha da medalha de ouro da seleção brasileira no Rio de Janeiro, Valdin atuou em todas as partidas, apesar de iniciar no banco de reservas. O pivô anotou um gol nos Jogos, o segundo na goleada por 4 a 1, na estréia contra a Guatemala.

A estréia do futsal em Jogos Pan-Americanos não poderia ter sido melhor para a seleção brasileira. O ouro foi conquistado com belas atuações, como na final contra os rivais argentinos, por 4 a 1.

Na primeira fase, o Brasil passou por Guatemala (4 a 1), Cuba (8 a 0) e Paraguai (2 a 0), e depois derrotou a Costa Rica, por 8 a 1, na semifinal.