UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Tiago de Melo Marinho

Data e local de nascimento:
09/03/1981, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
77 kg / 1,73 m

Residência:
Jaraguá (SC)

Posição:
Goleiro

Clube:
Malwee/Jaraguá (SC)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Tiago

Assim como seu companheiro de seleção Rogério, Tiago também começou na linha para depois se firmar debaixo das quatro traves. Porém, o goleiro foi mais longe que seu parceiro, chegando até atuar em um time no futebol de campo.

"Joguei campo até os 17 anos. Era centroavante no Corinthians. Ao mesmo tempo jogava futsal, no gol. Aí teve uma hora que tive decidir. Aos 18 anos, fiquei só no salão. Achava mais dinâmico, mais ágil, eu gostava mais", diz ele.

Depois da decisão, o goleiro foi atuar pelo arqui-rival corintiano, o Palmeiras, em 1998. A primeira atuação na Liga Nacional foi em 1999, pela GM. Em 2001, foi para a Ulbra, conseguindo seu primeiro título da Liga. Em 2001, já atuava pela seleção brasileira sub-23.

Antes do Pan, ele dizia que não existia pressão pelo ouro e ressaltou as qualidades dos adversários brasileiros, como Paraguai e Argentina, dois times que a seleção enfrentou e venceu no Rio de Janeiro.

Tiago foi o único jogador que não atuou um minuto sequer nos Jogos de 2007. O titular Rogério, além de ter sofrido somente três gols em cinco partidas, foi um dos líderes dentro de quadra.

A estréia do futsal em Jogos Pan-Americanos não poderia ter sido melhor para a seleção brasileira. O ouro foi conquistado com belas atuações, como na final contra os rivais argentinos, por 4 a 1. Na primeira fase, o Brasil passou por Guatemala (4 a 1), Cuba (8 a 0) e Paraguai (2 a 0), e depois derrotou a Costa Rica, por 8 a 1, na semifinal.