UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Rogério Santana Alves

Data e local de nascimento:
20/09/1973, em Simão Dias (SE)

Peso/Altura:
80 kg / 1,70 m

Residência:
Joinville (SC)

Posição:
Goleiro

Clube:
Joinville/Krona/DalPonte (SC)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Rogério

Há quase 10 anos na seleção, Rogério teve uma trajetória inusitada. Aos 15 anos, numa partida com os amigos, ele foi chamado para jogar no gol. Foi tão bem que dali não saiu mais. Em 1991, já estava no Banespa, em São Paulo, longe da sua terra natal Simão Dias, no Sergipe.

Só um ano depois, em 1992, ele conseguiu voltar para o Sergipe. Entre 1994 e 1997, estava no Santa Cruz, em Pernambuco. Desta época, ele lembra das dificuldades de se manter no futsal. "Minha família sempre foi de jogadores. Mas não com essa pretensão de jogar profissionalmente. No começo, foi difícil. Sempre tive o apoio da minha família", afirma.

Mesmo com todos estes anos de seleção brasileira e com três títulos da liga brasileira de futsal e dois do Intercontinental, Rogério ainda recorre a outros meios para completar sua renda mensal. "Hoje, aqui em Joinville, tenho uma clínica de emagrecimento e estética", conta.

No Pan-Americano do Rio de Janeiro, Rogério fechou o gol quando necessário, em momentos muito importantes da competição, como no terceiro jogo da primeira fase, contra o Paraguai.

Ele sofreu apenas três gols em cinco partidas e ajudou na conquista da medalha de ouro. Rogério foi superado somente na estréia contra a Guatemala, partida na qual ele sofreu gol do goleiro Carlos Mérida, contra os costarriquenhos, na semi, quando o jogo estava definido para o Brasil, e finalmente contra a Argentina, na final.

A estréia do futsal em Jogos Pan-Americanos não poderia ter sido melhor para a seleção brasileira. O ouro foi conquistado com belas atuações, como na final contra os rivais argentinos, por 4 a 1. Na primeira fase, o Brasil passou por Guatemala (4 a 1), Cuba (8 a 0) e Paraguai (2 a 0), e depois derrotou a Costa Rica, por 8 a 1, na semifinal.