UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Gabriel da Silva Dias

Data e local de nascimento:
17/11/1980, em Pelotas (RS)

Peso/Altura:
74 kg / 1,80 m

Residência:
Madri (ESP)

Posição:
Ala

Clube:
Boomerang Interviú (Espanha)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Gabriel

Mais um jogador da seleção a atuar no futebol espanhol, Gabriel começou aos 8 anos no futsal no Clube Brilhante, de Pelotas (RS) - sua cidade natal. Depois do destaque pela equipe do interior gaúcho, ele foi jogar no Carlos Barbosa, tradicional time do esporte, onde foi valorizado, chegou à seleção e ao Boomerang Interviú.

"Lá na Espanha é tranqüilo. Quando cheguei lá, o Marquinho e o Schumacher me ajudaram bastante. Foi melhor do que eu esperava minha adaptação", lembra o ala, que vê vantagem em jogar na liga do país campeão do mundo de 2004: "É que lá tem o calendário para o ano todo. Tem liga nacional todo ano".

Com a experiência no exterior, Gabriel jogou ao lado de alguns jogadores que enfrentaram o Brasil no Pan. Antes dos jogos, o jogador alertou para as condições de Paraguai e Argentina, mas não via chance de o Brasil ser derrotado.

Gabriel acertou nas previsões e análises dos adversários. Na conquista do ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a seleção passou pelo forte time paraguaio na primeira fase, com dificuldades, por 2 a 0. Gabriel, inclusive, deixou a sua marca, anotando o segundo gol, um de seus dois no Pan do Rio.

O outro gol foi marcado na goleada por 8 a 0 contra os cubanos, a segunda partida da primeira fase. A seleção brasileira ainda bateu a Guatemala por 4 a 1, na primeira fase, a estréia do time no Pan de 2007.

Nas semifinais, a equipe treinada por PC Oliveira venceu a Costa Rica, por 8 a 1, com extrema facilidade. Já na decisão, o Brasil bateu os argentinos por 4 a 1, para colocar a medalha de ouro no peito.