UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação/Grêmio

Nome completo:
Tiago da Silva Dutra

Data e local de nascimento:
17/09/1990, em Gravataí (RS)

Peso/Altura:
75 kg / 1,75 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Clube em que atua:
Grêmio

Posição:
Volante

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminado na primeira fase

Tiago

Em 18 partidas disputadas pela seleção brasileira, o volante Tiago Dutra corria atrás de quebrar um tabu no Pan-2007: marcar um gol com a camisa amarela. Segundo o seu treinador no Grêmio, Janes Freitas, esse gol poderia sair pelo alto. "Ele é um bom cabeceador, tanto na defesa quanto no ataque", afirmou.

O gol não saiu. Com apenas sete gols marcados e nenhum deles por Tiago, a seleção foi eliminada na primeira fase do campeonato, um desastre para quem entrou como favorito ao ouro.

Antes do Pan, Freitas também havia ressaltado a capacidade física do atleta como um grande trunfo perante os demais. "Ele e o Bruno [Collaço] possuem os maiores parâmetros fisiológicos da categoria. Os dois são extremamente fortes".

Apesar de ser primeiro volante, Tiago Dutra tem facilidade para sair jogando com a bola, o que faz com que ele possa ser aproveitado também como segundo volante. "Ele tem uma técnica mais elevada do que a posição de primeiro volante exige".

O treinador do Grêmio acredita que Dutra tem o estilo de jogo semelhante ao do meio-campo Cléber Santana, do Santos. "Ele é menos técnico do que o Santana, porém mais potente".

Assim como Bruno, seu companheiro de equipe, Tiago - que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano - mostra comprometimento com a equipe, na visão de seu treinador. "Ele é muito centrado na profissão", afirmou Freitas sobre o seu jogador do juvenil (sub-17).