UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação/Fluminense

Nome completo:
Rafael Pereira da Silva

Data e local de nascimento:
09/07/1990, em Petrópolis (RJ)

Peso/Altura:
67kg, 1,73m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Clube em que atua:
Fluminense

Posição:
Lateral-direito

Participações no Pan:
Estreante

Rafael da Silva

O lateral-direito Rafael da Silva é gêmeo idêntico ao seu irmão Fábio. E o futebol da família começou a ser notado desde a sub-15. No início de 2005, o Fluminense fez uma excursão à Inglaterra, onde conquistou a Manchester United Premier Cup ao vencer o Paris Saint-Germain por 1 a 0 na final.

Rafael foi considerado o segundo melhor jogador do torneio. Por isso, ele e o seu irmão despertaram a atenção do técnico do Manchester, Alex Ferguson, que assistiu aos jogos. Apesar dos fortes rumores de que os dois irão jogar no clube inglês em 2008 (quando completam 18 anos e estarão aptos a se transferirem para o exterior), o Fluminense nega a informação.

O treinador de Rafael, Edgar Pereira - técnico da seleção sub-17 até o último Sul-Americano da categoria - acredita que o jogador é parecido com o seu irmão até nas qualidades.

"Ele tem uma boa presença na área também. Só não marcou gols que nem o irmão no Sul-Americano por falta de sorte". "Mas ao contrário do irmão, Rafael apresenta defeitos na marcação", ressaltou.

Pereira fez questão de afirmar que torcerá pelo sucesso dos seus atletas (Fábio, Rafael e Maicon) no Pan. "Vou torcer por todos os garotos, como brasileiro e pelo carinho que tenho por eles como treinador. Já me coloquei a disposição do Lucho [Nizzo, técnico da seleção] e da CBF para ajudar no que for preciso".