Data e local de nascimento:
01/02/1990, no Rio de Janeiro (RJ)
Peso/Altura:
67 kg / 1,81 m
Residência:
Xerém (RJ)
Clube em que atua:
Fluminense
Posição:
Atacante
Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan do Rio:
Eliminado na primeira fase
Maicon
O atacante Maicon, do Fluminense, vem se destacando no Torneio das Oito Nações, disputado na Coréia, que a seleção brasileira usa como preparatório para o os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Em dois jogos (contra Coréia e Gana), o jogador marcou dois dos três gols da equipe.
Apesar de ser o artilheiro do Brasil no torneio, Maicon não tem fama de goleador, como afirma Edgar Pereira, seu atual técnico no júnior do Fluminense e treinador da seleção brasileira até o Sul-Americano realizado no início deste ano.
"Ele cai pelos lados como um segundo atacante. É rápido, se movimenta muito, não pára durante a partida", definiu o treinador. Apesar de ser o camisa 9 da equipe, Maicon não teve uma boa média de gols no Sul-Americano: em oito jogos, o atacante do Fluminense marcou dois gols.
No Pan, Maicon conseguiu marcar um gol: o primeiro, dos dois, contra a Costa Rica. Mesmo assim, não foi suficiente para que o Brasil se desse bem no campeonato. No jogo seguinte, o terceiro da seleção no Pan, o Brasil foi superado pelo Ecuador por 4 a 2 e acabou fora da competição.
Curiosamente o gol de Maicon foi justamente com o fundamento que seu técnico havia criticado antes do Pan, o cabeceio. "Ele é alto e magro, precisa aproveitar isso em seu favor", contou Edgar.
Ao lado dos gêmeos Fábio e Rafael, Maicon integra o time que mais cedeu jogadores à seleção brasileira para o Pan: o Fluminense (três). O atleta também faz parte do estado que mais cedeu atletas: o Rio de Janeiro (dez).