UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação/Flamengo

Nome completo:
Lucas Galdino de Paiva

Data e local de nascimento:
28/06/1990, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
76 kg / 1,85 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Clube em que atua:
Flamengo

Posição:
Zagueiro

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminado na primeira fase

Lucas

O zagueiro Lucas começou nas divisões de base do Bangu, em 1996, ao lado do seu atual companheiro de clube: o goleiro Marcelo. De lá, os dois foram para o Flamengo, de onde não saíram mais, se tornando titulares absolutos da equipe.

Marcelo, inclusive, destaca esse entrosamento como um diferencial da dupla. "Nossa amizade influencia no jogo. Como nos entendemos bem, fica mais fácil jogar", declarou o jogador ao Jornal dos Sports.

Apesar de atuar na seleção desde a sub-15, Lucas nunca havia disputado um Pan-Americano, ainda mais diante da sua torcida. Mas acreditava que o fato de atuar diante da própria família não atrapalharia o seu rendimento.

Não se sabe se foi o "fator casa" ou não. Mas a seleção brasileira foi eliminada ainda na primeira fase, depois de perder por 4 a 2 para o Ecuador. Antes do Pan, Lucas chegou a admitir um certo nervosismo. "Fico um pouco ansioso, mas confiante de que o treinador poderá contar comigo quando quiser", afirmou o atleta.

Com a camisa da seleção, Lucas conquistou dois torneios sul-americanos: em 2005, com a sub-15, e neste ano, com a sub-17, onde atuou por duas partidas e não marcou nenhum gol.

Já pelo Flamengo, Lucas conquistou, ao lado de Marcelo, o título de Campeão Estadual Juvenil em 2006.