UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Miraides Maciel Mota

Data e local de nascimento:
03/03/1978, em Salvador (BA)

Peso/Altura:
53kg / 1,62m

Residência:
Águas de Lindóia (SP)

Clube em que atua:
Saad E.C.

Posição:
Meia-atacante

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Formiga

Com duas Copas do Mundo no currículo, a meia-direita Formiga é uma das atletas mais experientes da seleção atual. E isso foi fundamental para que o Brasil chegasse à medalha de prata em Atenas, principalmente nas partidas da fase final do torneio olímpico. No Pan do Rio, Formiga foi o termômetro da equipe, acelerando e cadenciando conforme o momento das partidas.

Formiga começou a jogar com 12 anos, porque sentiu que tinha o "dom". Não parou mais. Dona de um estilo gaúcho, ele tem o volante Dunga, capitão do tetra, como exemplo.

Fora de campo, a jogadora tem na capoeira o seu principal hobby. Apesar da "rodagem", ela ainda não tem planos para quando se aposentar.

Atualmente, Formiga defende as cores do Saad E.C, tradicional clube do estado de São Paulo. Porém, o time não atravessa um bom momento: ficou apenas em quarto no seu grupo no Campeonato paulista deste ano, não se classificando para a próxima fase da competição.

Ao lado de Kátia Cilene e Maycon, a volante é a segunda do elenco com mais tempo de seleção. As três vestem a camisa da 'amarelinha' desde 1995, só perdendo para a meia-atacante Pretinha, que está na seleção desde 1991.

Na conquista dos Jogos do Rio, Formiga liderou o meio-de-campo em todos os jogos e foi muito importante na saída de bola e lançamentos de contra-ataques. Apesar de não ter anotado nenhum gol, ela serviu as atacantes e meio-campistas brasileiras com passes precisos.

A seleção brasileira teve campanha irrepreensível em 2007. Na primeira fase, o time bateu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).

Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.