UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação/Fluminense

Nome completo:
Fábio Pereira da Silva

Data e local de nascimento:
09/07/1990, em Petrópolis (RJ)

Peso/Altura:
64 kg / 1,72 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Clube em que atua:
Fluminense

Posição:
Lateral-esquerdo

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminado na primeira fase

Fábio

Um lateral não costuma marcar gols, certo? Essa premissa pode ser verdadeira em parte, mas não para o lateral-esquerdo Fábio, do Fluminense. No Sul-Americano deste ano - competição que o Brasil foi campeão -, o jogador foi o segundo maior artilheiro com sete gols, só perdendo para Lulinha, com 12.

O seu treinador no Fluminense, Edgar Pereira - então técnico da seleção brasileira na época - acredita que isso se deva a sua boa presença na área adversária. "Ele acaba surpreendendo o adversário", complementou.

Mas o jogador consegue aliar a vocação ofensiva a uma preocupação com a defesa. "Ele marca muito bem", afirmou Pereira. Apesar de tecer muitos elogios, o treinador fez uma observação negativa a respeito do atleta.

"Eu acabei o deslocando para a lateral-esquerda, mesmo ele sendo destro. Apesar de ter se adaptado bem na posição, o fato de ser destro ainda traz algumas dificuldades a ele", reconheceu.

O jogador é um dos veteranos da equipe brasileira, tendo participado de convocações desde a sub-15. Por esses e outros motivos, atuou como capitão no Sul-Americano deste ano.

Fábio é irmão gêmeo de Rafael, em uma família 'boa de bola' - Rafael é titular da lateral-direita da seleção que foi aos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Porém nem um nem outro conseguiu salvar a seleção, que foi eliminada ainda na primeira fase após perder para o Ecuador por 4 a 2.