UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
CBF/Divulgação

Nome completo:
Bárbara Michelline do Monte Barbosa

Data e local de nascimento:
04/07/1988, em Recife (PE)

Peso/Altura:
70kg / 1,70m

Residência:
Recife (PE)

Clube em que atua:
Sport Recife

Posição:
Goleira

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Bárbara

Ela tem a mãe desempregada e não fala com o pai, que sofre de alcoolismo, há nove anos. Vive de pensão alimentícia e de uma diária de R$ 35, que recebe apenas quando está em ação pela seleção brasileira. Pelo clube que atua (Sport Recife), ganha a condução para treinar.

Com todas essas adversidades, a goleira Bárbara, 19, vem construindo sua história na seleção feminina. A goleira admite já ter recebido propostas do exterior. "Mas não eram financeiramente vantajosas", ressaltou. "Estou com uma oferta da Espanha que está para resolver", afirmou, em tom misterioso.

O Pan do Rio foi a quarta competição da jogadora com a camisa da seleção, que ganhou notoriedade no grupo ao praticamente garantir o terceiro lugar do Brasil no Mundial sub-20 em 2006. Na decisão por pênaltis contra os Estados Unidos, a goleira defendeu três cobranças - uma delas a árbitra mandou voltar, mas mesmo assim as brasileiras conquistaram o bronze.

O interesse pelo futebol surgiu desde pequena, pois o pai era atleta profissional, tendo jogado no famoso Íbis, na época em que era considerado o pior time do mundo, segundo conta a própria jogadora. Aos sete anos, passou a brincar de futsal com os meninos em uma quadra próxima a sua casa.

Bárbara, no início, atuava na linha. Porém, se contundiu uma certa vez, e para não deixar de jogar passou a atuar no gol. "Como eu joguei bem os meninos não me deixaram mais sair do gol".

Suas boas atuações geraram interesse de uma escola local, que lhe ofereceu bolsa de estudos para ela conciliar o esporte com as aulas. "Mas eu só me matriculei para ficar jogando, pois a escola era um pouco longe".

Em um amistoso da escola contra o time do Sport, Bárbara atuou no gol, e não conseguiu evitar a derrota do seu time por 8 a 0. Mesmo assim, ela chamou a atenção do treinador do time de Recife, que a chamou para defender as cortes do tricolor pernambucano. "Ele me disse que viu um potencial enorme em mim", justificou.

Atualmente no Sport, Bárbara treina todos os dias, esperando a oportunidade de atuar no futebol de campo, o que, segundo ela, está próximo de acontecer. "Me disseram que o Campeonato Pernambucano irá começar no final de julho".

Na campanha vitoriosa da seleção no Pan de 2007, Bárbara não conseguiu ter oportunidade, pois a titular Andréia foi impecável e não sofreu gols na competição.

A seleção brasileira teve campanha irrepreensível em 2007. Na primeira fase, o time bateu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).

Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.