UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
EFE

Nome completo:
Alex Teixeira Santos

Data e local de nascimento:
06/01/1990, em Duque de Caxias (RJ)

Peso/Altura:
69 kg / 1,73 m

Residência:
Rio de Janeiro

Clube em que atua:
Vasco

Posição:
Atacante

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminados na primeira fase

Alex

O atacante Alex Santos era um nome constante nas convocações da seleção brasileira sub-17. Mesmo assim, ele contou que vibrou muito ao saber da notícia da sua convocação pela internet.

No Pan, Alex teve a companhia de outro atleta do Vasco, o também atacante Carlos. Os dois formam a dupla de ataque da equipe juvenil do clube cruzmaltino.

A dupla está há muito tempo na base do Vasco (Alex desde o pré-mirim e Carlos desde o mirim). Na contramão de muitos garotos que jogam futebol nos dias atuais, eles, que já completaram 17 anos, estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Vasco da Gama, localizado na sede do clube carioca.

No último Sul-Americano da categoria, em que o Brasil foi campeão e conquistou a vaga para os Jogos Pan-Americanos do Rio, o Alex atuou em todas as nove partidas da seleção, tendo marcado dois gols.

Mas não é de hoje que Alex se destaca pela seleção. No Sul-Americano sub-15, quando ainda jogava como meia, o jogador atuou nas seis partidas da seleção no torneio disputado na Bolívia em 2005, tendo marcado cinco gols. Sua presença ajudou o Brasil a conquistar o título da competição, com uma convincente vitória sobre a Argentina por 6 a 2 na final.

No Pan, porém, o time foi derrotado por 4 a 2 pelo Equador e foi eliminado ainda na primeira fase do torneio masculino de futebol do Pan. Os garotos chegaram ainda a ser vaiados no Maracanã.