UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Existem três modalidades de esqui aquático: slalom, saltos e truqes. Em todas, o esquiador é puxado por um barco motorizado, com 5,9 m de comprimento. As embarcações, com motores V8 de no mínino 300 HPs, possuem um sistema automático de aceleração constante, que mantém o barco sempre na velocidade programada.

No slalom, o objetivo é contornar seis bóias dispostas de forma alternada em uma pista de 259 m. O vencedor é o esquiador que passar mais vezes pela pista, sendo que a corda é encurtada a cada série de passagens. A disputa acaba quando o esquiador cai ou perde o contorno de alguma das bóias.

O atleta, que compete em um esqui único para os dois pés, começa a disputa com uma corda de 18,25 m. Se conseguir passar por todas as séries, ele encerra a competição com uma corda de 11,25 m.

Na prova de saltos, o ganhador é aquele que atingir a maior distância depois de passar pela rampa. O atleta compete usando dois esquis especiais, de material resistente e leve. Só são considerados válidos os saltos que os esquiadores permanecerem de pé depois da queda.

A rampa, inclinada, tem entre 6 m e 8 m de comprimento, com 4 m de largura. No momento da passagem do atleta pela rampa, o barco atinge mais de 50 km/h.

Já na modalidade truques, o esquiador tem 20 segundos para realizar uma série de manobras. No final da apresentação, os juízes atribuem pontos. O vencedor é o esquiador que somar o maior número de pontos.