UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

No Brasil, esporte é familiar e associado ao lazer

Divulgação

Em segundo Pan, Brucutu é a principal esperança de medalhas do Brasil

Os esquis começaram a aparecer no Brasil na década de 50, importados dos Estados Unidos por praticantes da alta sociedade paulistana. Um dos primeiros relatos é de Ermelino Matarazzo e Paulo Godoy Moreira, que conheceram o esporte no exterior e trouxeram os esquis na bagagem.

A primeira demonstração ao público foi realizada ainda em 1950, na represa de Guarapiranga, em São Paulo. Quatro anos depois, o esporte fez parte das comemorações do 4º Centenário de São Paulo, no lago do Parque Ibirapuera. Os esquiadores desfilaram sobre os esquis, saltaram sobre rampas, foram rebocados por um helicóptero da FAB, e fizeram pirâmides humanas.

Na época, os equipamentos nacionais eram fabricados em madeira que, depois de tratada, era empenada para ter a forma correta. O esqui passou a ser praticado em lagos e represas, apenas como lazer. Com os dois pés em esquis, as exibições se limitavam a acrobacias simples como pequenos pulos sobre a marola, tirar um esqui fora d’água, soltar uma das mãos etc.

A partir da década de 60, já como esporte de competição, o esqui ganhou as primeiras regras e foi dividido em diferentes estilos, que se mantiveram até hoje: slalom, saltos sobre rampa e truques. O paulista Paulo Weigand foi o primeiro atleta a se destacar em torneios internacionais. Atualmente, aos 70 anos, Weigand coordena o esporte na Confederação Brasileira de Esqui Aquático. O Campeonato Brasileiro é disputado há mais de 20 anos, nas modalides slalom, truques e rampa.

Atualmente, porém, o esqui segue difundido majoritariamente apenas entre famílias de alta renda, que têm estrutura suficiente para a prática do esporte: uma lancha, equipamentos de ponta e acesso a um lago ou represa.

Em Jogos Pan-Americanos, o Brasil ainda não tem medalhas, mas esteve presente desde sua primeira edição, em Mar del Plata-95. No ano passado, Fernando Neves, o Brucutu, que disputará os Jogos pela segunda vez no Rio, conquistou uma medalha inédita para o país no Pan-Americano da modalidade, disputado no México, na categoria slalom.