UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

No Pan-Americano, esqui troca a neve pela água

Divulgação

Esqui é uma das poucas modalidades que não estão nos Jogos Olímpicos

Desenvolvido nos alpes europeus, o esqui começou a se popularizar na última década do século 19, principalmente na Áustria, Alemanha, Suíça e França. Entretanto, apenas em junho de 1922 a modalidade trocou as montanhas geladas da Europa pelas praias dos Estados Unidos graças a uma idéia do norte-americano Ralph Samuelson, de 18 anos, que ajudado pelos irmãos utilizou esquis para percorrer o lago Pepin, em Minnesota.

Como as tentativas com esqui alpino não deram certo, em pouco tempo, Samuelson desenvolveu esquis próprios para a água. Em julho de 1925, já com o domínio sobre a invenção, o norte-americano realizou o primeiro salto de esqui sobre uma rampa, no mesmo lago Pepin. No mesmo ano, Fred Waller patenteou os primeiros esquis próprios para a água.

Na década de 30, várias cidades norte-americanas receberam competições de demonstração de esqui aquático. O sucesso da modalidade cruzou o Atlântico. Em 1946, um grupo de esquiadores que disputavam uma competição em Genebra, na Suíça, criaram a União Internacional de Esqui (hoje Federação Internacional de Esqui Aquático).

O primeiro Campeonato Mundial da modalidade foi disputado na França, em 1949. No ano de 1972, o esqui aquático foi incluído como esporte-exibição nos Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha. Esta foi a única participação olímpica do esporte. No Pan, o esqui é disputado desde Mar del Plata-95, na Argentina.