UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Rodrigo Vasconcellos Barros

Nome completo:
Juliana Romano Negrão

Data e local de nascimento:
16/03/1990, em Campinas (SP)

Peso/Altura:
62 kg / 1,63 m

Residência:
Campinas (SP)

Provas:
Slalom, truqes e salto

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
10º no slalom e 8º em truques

Juliana Negrão

Filha do esquiador Rafael Negrão, Juliana começou a praticar o esporte aos quatro anos. "Meu pai sempre competiu e eu sempre ficava vendo meus irmãos esquiarem. Aconteceu muito naturalmente", conta a atleta.

"Quando a Ju começou, era com o esqui de dois pés mesmo, devagarzinho, nem pensávamos em competir. Mas quando ela já tinha 12, 13 anos, fomos aos primeiros torneios, aqui em Campinas", lembra seu pai.

Em Americana, a família montou uma república às margens da represa, que virou o local de treinamento oficial de Juliana. "Montamos uma estrutura legal, com raias em quatro pontos diferentes da represa", conta Rafael, que é também treinador da filha e compete na categoria sênior.

O trabalho em família logo rendeu os primeiros resultados. Na primeira viagem internacional, no ano passado, Juliana conquistou o sexto lugar no Campeonato Latino-Americano, no Chile.

Cinco meses depois, sagrou-se vice-campeã pan-americana, em competição disputada no México. "Não tínhamos grandes ambições. Se ela classificasse entre as seis de novo, já estaria bom", contou o pai. Atualmente, Juliana ainda compete na categoria juvenil no esqui. Em sua estréia no Pan, entretanto, a atleta, de apenas 17 anos, competiu na categoria adulta e não conseguiu bons resultados. Ficou na 10ª colocação do slalom e no 8º lugar na prova de truques.

Além dos treinos, que ela concilia com os estudos (cursa o terceiro ano do Ensino Médio), Juliana também faz musculação e fisioterapia. No fim do ano, pretende cursar vestibular para Relações Internacionais.