UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Felipe Simioni Neves

Data e local de nascimento:
26/04/1989, em Ribeirão Preto (SP)

Peso/Altura:
90 kg / 1,84 m

Residência:
Ribeirão Preto (SP)

Prova:
Slalom

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
7º lugar

Felipe Neves

"Quando percebi, já estava sendo ameaçado por um moleque de 18 anos, que está no meu cangote e já é o segundo do país".

A brincadeira, de Fernando Neves, principal nome da modalidade no país, retrata a evolução de seu irmão, Felipe Neves, que também esteve no Pan na categoria slalom. E, apesar da pouca idade, já foi o terceiro do mundo na categoria juvenil.

No entanto, os irmãos Neves não tiveram bons resultados. Classificados para a final do slalom, Fernando e Felipe ficaram em 5º e em 7º lugar, respectivamente.

O que levou Felipe a levar a sério o esporte, entretanto, foi a morte do pai, em um acidente aéreo em 2003. "Comecei por causa dele, ele amava esquiar. Mas não era muito bom, não", lembra Felipe, que começou aos dois anos.

Segundo o esquiador, os treinos para o Pan começaram há dois anos. Um mês antes dos Jogos, ele e o irmão, Fernando, viajaram aos Estados Unidos, onde passaram duas semanas treinando com o técnico norte-americano Lucky Lowe, ex-atleta que foi campeão mundial de slalom em 1991 e atualmente dirige uma escola de esqui na Flórida.

Além disso, Felipe complementa os treinos com musculação, e tem o apoio de um psicólogo, nutricionista e um fisioterapeuta, devido a uma antiga lesão no joelho. "Rompi o ligamento cruzado do joelho há uns três anos, e sempre uso uma joelheira especial. Foi uma bobeira, estava brincando de wakeboard com uns amigos", lembra. Fora a rotina de atleta, Felipe pretende cursar vestibular para Agronomia - mas em Ribeirão, para seguir perto do esqui.