UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fernando Simioni Neves

Data e local de nascimento:
19/04/1984, em Ribeirão Preto (SP)

Peso/Altura:
95 kg / 1,90 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Slalom

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
5º lugar

Brucutu

Aos 22 anos, Fernando Neves é o principal nome do esqui aquático no país. Com 1,90 m e 95 kg, conhecido como Brucutu, é o atual vice-campeão pan-americano da modalidade slalom, e chegou ao Pan como principal aposta da Confederação Brasileira de Esqui para a conquista da primeira medalha do país na modalidade.

No entanto, as expectativas não se confirmaram. Apesar de se qualificar à final com a melhor pontuação, Brucutu não foi bem na decisão e terminou apenas no 5º lugar na prova de slalom.

No Pan de esqui do ano passado, no México, Brucutu surpreendeu ao ficar atrás apenas de Thomas Moore, do Canadá, e à frente do favorito norte-americano Jimmy Siemers, campeão mundial. "Agora eu já sei que dá, e isso faz muita diferença. Se fiz uma vez, posso fazer de novo", dizia o atleta antes dos Jogos do Rio. Mas não deu.

Se o esporte é amador, o suporte é digno de um competidor de ponta. Médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e um personal trainer estão à disposição do rapaz, que se dedica ao esporte nas lacunas de sua agenda social: entre uma aula e outra do curso de Administração, no horário de almoço, nos finais de semana.

Ajuda o fato de o atleta ter a própria lancha para treinar. E morar em uma fazenda em frente a um lago onde está a segunda pista homologada internacionalmente para a prática do esqui slalom no Brasil - a primeira é justamente o palco do Pan, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ambas foram instaladas pelo próprio esquiador.

No Rio, o esquiador fez sua segunda participação em Pan-Americanos. Em Santo Domingo-03, Brucutu conquistou o sétimo lugar.