UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Ismar Ingber/COB

Nome completo:
João Antônio de Albuquerque e Souza

Data e local de nascimento:
23/08/1983, em Porto Alegre (RS)

Peso/Altura:
80 kg / 1,83 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Prova:
Florete

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Bronze no individual

João Souza

Pelo sonho da medalha nos Jogos Pan-Americanos 2007, João Antônio Souza deixou de lado a faculdade de Direito, o trabalho em um escritório e quase a namorada para se dedicar só à esgrima. Chegou a treinar quase sete horas por dia e, dos seis meses de janeiro a junho, passou cinco treinando na Europa. Valeu a pena.

Logo no primeiro dia de disputa da modalidade no Rio de Janeiro, o gaúcho conquistou o bronze na prova do florete e quebrou um jejum de 32 anos do país sem medalhas na esgrima em Pans.

Mas nem sempre João fez da esgrima sua prioridade. "Eu fazia aulas de natação com a minha mãe, que é professora universitária, aí saia da aula e tinha que ficar esperando ela. Comecei a fazer para preencher o tempo vago".

Ele que utilizou a esgrima para ocupar o espaço, não imaginava o espaço que a esgrima ia tomar na sua vida. O primeiro Campeonato Brasileiro que venceu foi também o trampolim da sua carreira. "Lembro até hoje, foi em 11 de novembro de 1998. Depois disso, você sai querendo ganhar mais e treinar mais", conta.

E assim foi. Em 2003, João experimentou a sensação de se tornar um atleta pan-americano. O 10º lugar no individual e o quarto lugar por equipes deram ao esgrimista a confiança que ele acreditava ser necessária para competir nesta edição do Pan. "Foi muito bom. A vivência da Vila Pan-Americana tem uma atmosfera diferente. Acho que essa experiência pode me ajudar em 2007". Ajudou.

Mas não foi só com a experiência que João contou. Ele está entre os 20 melhores esgrimistas de florete do mundo e é o segundo melhor de toda a América. Além disso, a temporada na Europa foi recheada de treinos, que o atleta acredita terem sido fundamentais para um bom resultado no Pan 2007. "Não acho que esses treinamentos me deixem em vantagem sobre os adversários, mas no mesmo nível". Mas João estava melhor, ou pelo menos entre os quatro melhores. E foi assim que ele conquistou o bronze no Pan e se tornou o primeiro brasileiro na história do florete brasileiro a conquistar uma medalha.

Depois da conquista no Rio, este estudante de direito pensa mais longe, nos Jogos Olímpicos. A idéia dele é conseguir a vaga pela via mais difícil: o ranking mundial em que apenas os dois melhores atletas de toda a América conseguem a vaga.

Para isso, teria que competir em diversas provas do Circuito Mundial e isso significaria dar menos atenção à faculdade e à namorada. Quanto à primeira questão ele diz com segurança: "Falta só um ano para me formar, vou tentar pegar umas cadeiras no meio do ano e, só se eu estiver na iminência de uma vaga, não volto à faculdade". Quanto à segunda questão, sua resposta é mais evasiva: "Fica complicado porque viajo muito, mas conversando fica tudo numa boa".